sábado, 22 de fevereiro de 2014

Formação sanidade apicola com António Pajuelo





Dia 14 de Fevereiro 9.00 horas da manhã o frio apertava pelas terras transmontanas mas nada que impedisse apicultores de todo o país e da vizinha Espanha rumarem a Macedo de Cavaleiros para mais uma grande ação de formação.


O tema era de grande interesse para a apicultura razão pela qual uma centena de pessoas sacrificaram o dia dos namorados em prol do grande amor que sentem pelo bem estar das suas abelhas prova disso foi estarem mais de 9 horas a aprender a melhor forma de manter as abelhas sãs e detetar problemas antes que seja tarde demais.


Como é sabido uma vez detetado um problema se não for rapidamente feito um diagnóstico quando chegarem os resultados laboratoriais já nada há a fazer.

Os temas foi as principais doenças das abelhas nosema, loque americana, loque europeia, varroa e o porquê do abandono das colmeias e outras que foram abordadas de forma menos abrangente.

A conclusão a que chegou é que a maior parte das vezes o abandono se deve á varroa como 1ª causa pois uma vez a varroa atingir níveis elevados de infestação as outras doenças avançam e vão se manifestar levando o apicultor a fazer uma falsa avaliação do problema e atribuindo a culpa a tudo o que lhe vem na alma quando se tivesse feito um bom tratamento e atempadamente contra a varroa nada disso teria acontecido.

 

Pelas 2 horas da tarde e após uma votação no auditório entre quem era a favor da ida ao apiário e  quem era contra a ida ao apiário os que eram a favor ganharam com larga maioria pelo que não tinha-mos argumentos para não irmos. Uma vez chegados ao apiário e já com as condições meteorológicas adversas ainda houve tempo para o Sr Pajuelo fazer um teste de verificação do nivel de infestação por varroa um metodo simples e que todos podemos realizar em campo, com a vantagem de no fim do teste as abelhas não morrerem e serem de novo colocadas no interior da colmeia.

De volta ao auditório foi a vez de a varroa ser o tema de conversa.

Á noite e já todos com ar muito cansado incluindo o Sr Pajuelo foi a vez de se falar de cera de abelha e da sua importância na apicultura pois a cera neste momento está com niveis de contaminação elevados pois os contaminantes são os tratamentos que ao longo dos ultimos anos colocamos nas colmeias e vão sendo cada vez mais cada vez que se tratam as colmeias ficando os contaminantes durante muitos anos nas ceras.


Por fim e já com toda a gente cansada mas feliz demos por terminada a sessão e deixo uma palavra de agradecimento a todos os presentes e um obrigado á Rosário Silva e á seita dabelha pela colaboração que mais uma vez deu á organização do evento e que sem eles não seria possivél realizar.

Obrigado e fica a promessa de para o ano há mais     

Sem comentários:

Enviar um comentário

A moderação de comentários está activa. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue.