domingo, 8 de janeiro de 2017

A importância da alimentação apicola

A importância da alimentação apicola

A utilização de alimentação apícola em Portugal até há uns 10 anos a esta parte quase não havia quem alimenta-se as abelhas ou por desconhecimento ou por custos com alimentação (em que o custo VS preço do mel não convidava a gastar com alimento) então morria mais colmeias a fome no Inverno do que propriamente com doenças ou outros problemas apícolas.

Chegando mesmo na minha opinião a ser 1ª causa de morte durante o Inverno.

Entretanto quando algumas empresas (uma foi a macmel) começaram a ter alimento apícola á venda (quase nos chamavam malucos) o mesmo começou embora timidamente a ser comprado numa 1ª fase para as colónias mais débeis e de seguida quase que se generalizou a utilização de alimento durante o Outono e Inverno Beecomplet Outono. A evolução também chegou á alimentação e começaram a surgir alimentos para várias épocas do ciclo apícola, apareceram os alimentos de manutenção e estimulação.


https://www.macmel.pt/index.php?route=product/search&search=beecomplet

Os alimentos de manutenção servem para manter a colônia como o nome indica, é aplicado quando há pouca entrada de alimento e as abelhas não o podendo ir buscar na natureza , temos que ser nós ajudar as mesmas afim de não enfraquecerem ou mesmo morrerem de fome. Pode e deve ser também dado no fim do verão ás colónias com poucas reservas afim de as mesmas hibernarem com reservas suficientes para o período Invernal durante o qual se torna impossível a saída das abelhas e as mesmas terem alimento para alimentarem a colónia e aquecerem a colmeia (tão importante a temperatura no interior da colmeia para a saúde da colônia).

Utilização da prancheta multifunções na alimentação apícola.




Neste contexto de evolução surge um novo alimento o de estimulação Beecomplet Primavera o mesmo imita o néctar de flores, provocando na colónia a simulação de entrada de néctar, levando dessa forma a rainha a iniciar a postura mais cedo do que seria normal e assim termos mais abelhas campeiras quando chegar a verdadeira plena colheita de mel e pólen, esses sim que são a fonte de rendimento do apicultor.




A alimentação estimulante deve ser dado o 1º quilo 45 dias antes da previsão de florada e o 2º quilo 35 antes da previsão de florada afim de quando a florada chegar, termos as abelhas que nasceram provocadas pela estimulação já terem idade de ir para o campo fazer colheita de mel e pólen.



A estimulação não é feita isenta de riscos para o apicultor como é feita 45 dias antes da florada e ninguém sabe as condições climatéricas. O mesmo deve estar atento e se as abelhas não puderem sair por fatores climáticos, terá que ser o apicultor a alimentar também com alimento de manutenção (mas isso também se aplica mesmo que não tenha feito alimentação estimulante).





Da nossa experiência e de relatos de apicultores que estimularam as suas abelhas em época correta, verificou-se um aumento das produções nas colónias que foram alimentadas em relação ás colónias que não foram alimentadas, tendo-se traduzido numa relação custo proveito muito a favor do apicultor que alimentou. Fica a troca de experiência agora cabe a si decidir.


 Cumprimentos

Francisco Rogão



Sem comentários:

Enviar um comentário

A moderação de comentários está activa. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue.