domingo, 8 de janeiro de 2017

Como utilizar a cera rigida da Macmel

Bem aceite pelas abelhas.

Temperatura de fusão 5ºc acima da cera flexível pelo que tem bom comportamento no verão em zonas de temperaturas elevadas   

A cera rígida da Macmel com temperaturas baixas é muito quebradiça pelo que deve ser manobrada com muito cuidado:

1- Na aplicação se estiver muito frio quebra com facilidade pelo que deve ser manipulada com muito cuidado, na experiência que temos em Trás os Montes a partir de Março se o tempo estiver com Sol passa estar mais flexível e a manipulação é igual a da dera flexível.

2- No transporte para o apiário com a cera colocada e com temperaturas inferiores a 15ºc deve conduzir com cuidado pois com os pulos nos caminhos pode acontecer que algumas ceras se partam e chegue ao destino com a cera caída no fundo da colmeia.

3- A cera (qualquer tipo de cera) nova nas colmeias só deve ser substituída se as abelhas cobrirem logo os quadros de laminas de cera novas com abelhas ou se o enxame estiver em expansão, caso contrário as abelhas não puxam a cera e mesma pode derreter com o calor.

4- As laminas novas devem ser colocadas na parte mais fria da colmeia, isto é na parte virada a norte ou nascente, local onde as temperaturas são mais baixas e há menor risco de empanarem com o calor. Como mostra a figura será do lado oposto ao sol ás 17.00 horas.  


5- A cera não deve colocada com muita antecedência a aceitação é melhor se a cera não estiver ressequida.

6- Após colocação da cera voltar a fechar a cera não aplicada na embalagem original mantendo a mesma as características iniciais, pode até ser guardada de um ano para o outro se estiver embalada e fechada na caixa original.

Se for para substituir quadros velhos por novos os mesmos devem ser substituídos um de cada vez e os restantes devem ser colocados quando o anterior já estiver a ser puxado pelas abelhas assim evitamos que a cera derreta e as abelhas já não a queiram puxar.

As lâminas de cera Macmel tem cerca 12.5 lâminas por quilo (ninho lusitana ou langstroth) sendo que a maioria tem cerca de 10 lâminas por quilo o que em 100 quilos de cera da Macmel tem 1250 lâminas e de outra cera poder ter 1000 lâminas, dando para 25% mais colmeias com a mesma quantidade, ficando o custo da moldagem 25% mais barato em relação á quantidade lâminas por quilo e cera aplicada em cada colmeia 25% mais barata.

.


Veja aqui o vídeo do nosso equipamento



Pode encomendar a nossa cera carregando aqui


Veja também: basta carregar no texto

A nosema

Larva em giz 

Como utilizar a cera rigida da Macmel

Maneio inicio de Outono

Maneio ao longo do ano

A importância da diversificação das produções





1 comentário:

A moderação de comentários está activa. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue.